top of page

Grafite e direitos autorais

  • Ana Claudia Zan
  • 4 de set. de 2019
  • 2 min de leitura

Quando o grafite seria protegido por direitos autorais diante da lei de crimes ambientais.

Na realidade o grafite existe há muitos anos, não se limitando a era moderna, pois na Roma antiga já víamos desenhos nas ruas até das traições conjugais de seus imperadores.

O grafite seria protegido pela Lei de direitos Autorais:

Lei 9610/98 arto 7º: "as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte"

Pronto, assim entendemos que sim o grafite estaria protegido pela lei.

Porém, a arte de rua tem aspectos muito diferentes.

Para não ser considerada crime ambiental, se feita em local particular necessita da autorização do dono e em local público da autorização do órgão competente, caso isso não ocorra será considerada crime, e nesse caso entende-se que não seria nem poderia ser protegida pela lei de direitos autorais.

A Lai 9606/98 lei de crimes ambientais : “(…) 2o Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional.”

Assim teríamos se o grafite for legal, não será considerado crime, e assim poderá ser protegido pelo Lei de Direitos Autorais.

Porém, a lei 9610/98, em seu artigo 48, diz: "as obras situadas permanentemente em logradouros públicos podem ser representadas livremente".

Portanto, entendo que o grafite feito em local particular com anuência do proprietário será protegido pela lei de direitos autorais, se não houver anuência, passa a ser crime e não será protegido.

O grafite feito em locar público com autorização da entidade competente não será protegido pois de acordo com o artigo 48 da Lei de Direitos Autorais podem ser representados livremente.

E se praticado em local público sem anuência do órgão competente será considerado crime.

Esse ano a prefeitura de São Paulo perdeu a ação judicial onde no projeto cidade limpa apagou alguns grafites na cidade autorizados previamente, uma vez que somente o órgão que autorizou teria competência para retirar foi o entendimento do TJSP.

Nos Estados Unidos há uma lei específica chamada de Vara (Visual Artists rights act), e diante desse ato, um Tribunal Federal concedeu aos artistas grafiteiros do Queens em Nova York, indenização de 6,7 milhões de dolares pela destruição de seus trabalhos.

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

CONTATOS : WHATSAPP 11 989597824 

Estamos localizados em São Bernado do Campo/SP

  • Facebook App Icon
  • Twitter App Icon
  • Google+ App Icon
bottom of page